quinta-feira, dezembro 04, 2008

Nasa divulga imagens de "tsunami solar"


Astrônomos capturaram as primeiras imagens de um "tsunami solar" varrendo a atmosfera do Sol a mais de 1 milhão de km/h. O efeito foi registrado por câmeras das espaçonaves gêmeas Stereo, da Nasa, a agência espacial americana, em maio do ano passado, mas só foram divulgadas hoje.

» Veja mais fotos do tsunami solar
» Achado planeta com menos de 2 mil anos
» Achado menor buraco negro já visto
» Achado planeta fora do Sistema Solar

Este tipo de tsunami - que naturalmente não envolve água, mas uma onda de pressão - é causado por uma explosão próxima ao Sol, que faz com que um pulso se propague em um padrão circular.

O fenômeno que aparece nas imagens durou, ao todo, cerca de 35 minutos, atingindo seu auge 20 minutos depois da explosão inicial, e foi estudado por cientistas do Trinity College, na Irlanda.

"A energia liberada nestas explosões é fenomenal, cerca de 2 bilhões de vezes maior do que o consumo anual de energia da Terra em apenas uma fração de segundo", disse David Long, um dos especialistas que estudou o fenômeno. "Em meia hora, vimos o tsunami cobrir quase todo o disco solar".

Os astrônomos envolvidos na pesquisa dizem que o fenômeno foi apelidado de tsunami solar porque a onda de pressão no Sol se move exatamente como um tsunami na Terra, só que com gás quente no lugar da água.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Graduando em Sistemas de Informação. Preparando para Certificação Linux